Processo de Avaliação Psicológica

da Criança

 

Target:           Estudantes de Psicologia e psicólogos

 

Objectivos:    Conhecer e aprofundar as especificidades do processo de avaliação psicológica da criança

Sensibilizar para as competências de observação clínica

Desenvolver competências de contacto e entrevista com os pais

Desenvolver competências para realizar a história clínica da criança

Desenvolver competências de análise e escolha de instrumentos psicométricos

Saber elaborar diferentes tipos de relatórios de avaliação psicológica

 

Resultados    

esperados:      No fim da formação os formandos deverão conhecer as várias    formas de entrevista e seus objectivos

Saber realizar a anamnese, história clínica e observação da criança

Saber avaliar o pedido de avaliação e os instrumentos mais         adequados

Conhecer e dominar os procedimentos de cotação e interpretação dos testes psicológicos vocacionados para a população infantil

Conhecer e elaborar diferentes tipos de relatórios.   

 

Metodologia: Método demonstrativo e activo

                        Role-Play

                        Análise de casos

                        Trabalho essencialmente em tipologia de grupo   

                        Dimensão do grupo mínimo 10 participantes.

 

Duração:        7 sessões  de 3h (2as e 4as, das 19 às 22horas)

                        Total de 21 horas

 

Início: Fevereiro 2013

 

 

Preços:           Profissionais -  190

                               Estudantes - 170  

 

Logística:        Sala com disposição de mesas em U.

                         Sala equipada com data show

                         Testes psicológicos infantis: psicométricos e projectivos